Esses côcos e farinha de mandioca são exemplos de ofertas dos moçambicanos de Inhambane. Eles ofertam o que têm ao Senhor...

quarta-feira, 24 de março de 2010

O Senhor é meu pastor e nada me faltará...

Mais um mês se passou... os tempos estão rápidos e o fim se aproxima...

No início de fevereiro, na vila de Magola, onde o Scott tem pregado, nove pessoas decidiram se batizar para a glória do Senhor Jesus!

Aqui estão as oito pessoas, o Scott no centro e o David à direita e ainda falta uma mulher que estava se trocando...

Juntamos os carros e fomos para Maxixe, longe da vila, mas o lugar mais próximo com água. A história de Magola é parecida com a história da Alzira.
Um dia o Scott estava dirigindo para algum lugar e o David (um cristão daqui) viu uma mulher caminhando e pedindo boléia e comentou: Podemos parar para dar carona, quem sabe ela pode ser a nossa Lídia? Então o Scott parou e conheceram a Elizabeth, onde iniciaram estudos e, hoje, já existe uma igreja que se reúne lá.
E tem crescido e entendido a mensagem de Jesus a cada dia. É muito bonito ver o trabalho do Espírito Santo, glórias a Deus pelo Seu imenso poder!!




Viajem para África do Sul

Fizemos, também uma viagem de quatro dias para a África do Sul com um parada em Maputo para conserto dos carros, renovação de seguro do carro, supermercado, entre outras coisas. Tivemos muita dificuldade na viagem de ida, pois com as chuvas, as estradas de terra estavam muito ruins e só pela glória de Deus não ficamos atolados! Tinham caminhões, ônibus, carros 4x4, todos atolados! Temos certeza que fomos puxados por Jesus durante a viagem! Passamos um trecho que a Fernanda ficava orando, o Scott no carro da frente orando para o nosso carro não atolar, e eu tenso, dirigindo tremendo tentando achar o caminho menos pior. Mas glórias a Deus pelo Seu milagre!! Chegamos bem em Maputo!












Vista da baía de Quissico, quando viajamos sentido Maputo


Nina e Fofo

Durante a viagem, conversamos com uns amigos cristãos que moram em uma fazenda na África do Sul que têm cachorros que tinham dado cria no final do ano passado, mas não sabíamos se ainda tinha sobrado algum. Para a nossa alegria, sobrou uma cocker de três meses que eles se alegraram em poder dar para nós! O problema era cruzar a fronteira e trazê-la para cá! Para cruzarcom um cachorro, são necessárias muitas coisas como vacinas, uma consulta em um veterinário do governo (que não tinha na cidade onde estávamos), documento de vacinação dos pais do cachorro, documento de permissão de Moçambique para entrada do cachorro no país, entre outras coisas. Seria impossível fazer isto em dois dias, além do que, estávamos na África do Sul, e não tínhamos acesso ao documento de Moçambique. Decidimos orar e tentar então.


“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3:5-6


Na fronteira, quando estávamos quase de volta a Moçambique, depois de revistarem quatro vezes o nosso carro em momentos diferentes e dois policiais da alfândega verem a cadelinha, liberaram-nos para entrarmos no país para a glória de Deus!! Notem que todas essas revistas não são normais acontecerem! Foi a primeira vez que isto acontece! Senti-me como Moisés no Egito (claro que devidas as suas proporções): E Deus endureceu o coração dos policiais da alfândega, mas no final, o Senhor foi glorificado e nos deixaram partir.
A Nina é linda e tem sido uma alegria para nós aqui! Desde que o Buba morreu, o Fofo tinha ficado muito triste, quase não brincava e não desgrudava de nós, agora, eles brincam toda a hora!


Oração...
Umas das viúvas que ajudamos com a construção das casas, está com umas feridas muito feias no tornozelo de um dos pés, e fomos orar por ela. Quando chegamos lá, nos assustamos com o estado do pé dela, cheio de pus! Quando ele mexia o pé, escorria o pus de dentro dos quatro buracos abertos! Logo falamos que ela teria que ir ao hospital, mas ela negou, disse que não queria ir ao hospital! O José (cristão que está sempre conosco) nos explicou que as senhoras tem medo de ir ao hospital, pois há muitos anos atrás, diziam que os médicos matavam os idosos para não ocuparem os leitos por muito tempo. Assim, a maioria dos senhores e senhoras não aceitam ir ao hospital, infelizmente, preferem gastar muito dinheiro e ir aos curandeiros, que geralmente dizem que é algum antepassado que quer alguma coisa ou algo assim!
A Dona Joaquina se recusou a ir ao hospital até o fim e pediu, se fosse possível, levá-la para a casa da sua irmã para ser cuidada todo o tempo. Fiquei muito dividido e angustiado com aquela situação. Oramos, mas não tinha escolha, não tinha como forçar a mulher a ir ao hospital! Decidimos, então levar Dona Joaquina à Maxavela, só não sabia que era tão looonnnge!! É um lugar no meio do mato!
Orem por ela por favor, para que se recupere em nome de Jesus.


Persina e Alzira
Estamos ensinando a Palavra para a Percina. Ela é uma menina de 17 anos que cuida de quatro irmãos pequenos (Constância, Felícia, Paíto e o Augusto), de um primo pequeno (Rafael) e agora, há menos de um mês, um primo de 17 anos veio da vila e disse que iria morar com ela. Mas ela mora em uma casa de caniço pequena!Realmente muitos traços da cultura daqui são ruins e até fortalezas satânicas na mente.Percina é uma menina praticamente órfã. Os pais são separados. O pai mora na África do Sul, ajuda muito pouco e, muitas vezes que ela precisa de ajuda, o pai aconselha a procurar os feiticeiros / curandeiros. Parece que ele tem outra família lá!
A mãe também mora na África do Sul em outro lugar, mas não ajuda em nada!
Com os pais ausentes e pouca ajuda, ela tem que cuidar de quatro crianças sozinha e ainda me aparece um primo que nem pediu para ficar lá, simplesmente apareceu! A Percina não gostou, mas disse que não tinha como negar (por causa da cultura), mas finalmente ele já está em outra casa! Além disto, ela é uma das pessoas que perdeu a sua casa no incêndio!
Apesar de tudo, ela tem se posicionado fortemente no Senhor! Sempre nega os conselhos do pai sobre os curandeiros, superstições, etc. Tem lido a bíblia e anotado as suas dúvidas e tem uma compreensão boa das coisas que ela lê, com certeza inspirada pelo Espírito Santo!
Eu ainda não conheço nenhuma família com princípios cristãos aqui. Refiro-me a homem casado com uma só mulher, sem histórico de divórcio, sem filhos de outras mulheres e com filhos grandes! Tenho perguntado para os cristãos daqui, e eles também não conhecem famílias assim. Só o Senhor pode mudar e quebrar as maldições que estão sobre a África por tantos anos de desobediência e invocação de outros deuses e rituais de sacrifícios e derramamento de sangue.

Dir. pra esq. em pé: Paíto, Percina, Ana, Alzira e Felícia. Embaixo da Ana, Dna Joaquina

Vocês se lembram da Alzira? Aquela irmã que, no batismo, disse que sabia que tinha um espírito maligno nela e que, durante a oração após o batismo, o demônio lançou ela na água tentando matá-la.
Então, iniciamos tempos de ministração de libertação dela aqui em casa e o primeiro dia foi guerra mesmo!!
Houve várias dificuldades, revelações do motivo da legalidade/autorização que os espíritos malignos tinham e glórias ao Nome de Jesus, o Ungido de Deus, o Nazareno, o Alfa e o Omega, o Caminho, a Verdade e a Vida, o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz, também houve libertação!! Foram três longas horas ministrando, louvando e ensinando e acabou o primeiro dia.
No culto depois desta ministração, a Alzira contou que teve um sonho:
Ela viu um homem que achava que era um anjo. Ele chegou perto e disse que era Elias, disse que ela é uma filha amada e que estava salva / liberta. Glórias a Deus!
O segundo dia de libertação foi mais tranquilo. Ministramos quem ela é em Cristo. Que através da fé em Jesus ela se tornou filha de Deus (1 Pedro 2:9-10, João 1:12-13), que está assentada com Cristo nas regiões celestiais (Efésios 2:6), que ela é geração eleita, sacerdócio real, povo escolhido, nação de propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro2:9-10), entre outras coisas. Mas ainda não terminamos esta ministração de posição em Cristo.
Outras coisas foram reveladas e novas renúncias foram feitas para a glória de Jesus! Creio que tudo isto faz parte não só de libertação, mas de arrependimento também!
Houve mais uma vez manifestações de espíritos malignos e mais coisas foram reveladas. Expulsamos novamente em nome de Jesus, mas sabemos que o demônio ainda não a deixou de uma vez por todas. Outras ministrações virão.

Irmãos, estou escrevendo isto com detalhes para revelar a Glória de Deus e o Poder do Nome de Jesus!! Foi dada TODA a autoridade no céu, na terra e debaixo da terra a Jesus, e Ele repassou a Sua autoridade de expulsar demônios, curar enfermos, entre outros! O Reino de Deus está próximo, portanto vamos nos arrepender, pregar arrependimento e pregar o evangelho do Reino de Deus a toda a criatura!


Edson e Jan
Conhecemos um pastor brasileiro aqui em Inhambane, o pastor Edson da Assembléia de Deus. Ele tem uma história muito difícil de abandono da igreja do Brasil por 8 anos, onde foi sustentado pelos irmãos daqui. Em tudo Deus supriu! Ele é muito conhecido na cidade e tem nos recebido com muito amor, além de conselhos de sabedoria e experiência sobre o local. Ele disse que foi missionário em Malawi e que muitos se converteram e muitas igrejas foram implantadas. Já aqui em Inhambane, já está há 12 anos e poucos se converteram. Ele falou que as tradições são muito fortes aqui e que poucos estão dispostos a largarem tudo por Jesus, pois quando alguém aceita o evangelho do Reino de verdade e deixam de participar das cerimônias tradicionais de invocação dos antepassados e de feitiçaria, a família abandona e, muitas vezes, batem na porta do pastor para pedir ajuda. A maioria, frequenta a igreja, mas não larga as suas tradições e permanecem dividindo a glória do Senhor, o que não existe. (Isaías 42:8)
Tem sido bom aprender com ele.

Conhecemos também o irmão Jan (pronuncia-se Ian) que é um sul africano que vive aqui em Inhambane. Tivemos boas conversas com ele, e estamos nos aproximando em amizade.

Falecimento
Um irmão em Cristo, Januário, perdeu um bebê. Fomos ao enterro e pediram para eu orar. Aceitei, mas disse que não orava para o morto. Então, orei pela família, consolo. Não entendia nada, só sei que acabei orando umas dez vezes. Senti-me mal pois sabia que estava cumprindo algo religioso, mas só assim eu vou aprendendo mesmo.
Um traço ruim da cultura é que quando alguém morre, toda a família vai à casa da pessoa. Ficam lá por uma semana e, a pessoa que perdeu o ente querido é obrigada a sustentar toda a família por toda a semana! Se a família é pobre, não pode explicar a situação, tem que pedir dinheiro emprestado para comprar comida! Ao final da semana, a pessoa está triste, mais pobre ainda e endividado!

Para terminar...
Um dia, quando estava brincando com a Nina, ela trouxe um a coisa estranha na boca, uma bolinha de pano. Peguei da boca dela e fui ver o que era. Parecia algum tipo de trabalho de macumba, então, guardei para perguntar para o José. Quando mostrei, ele se assustou e perguntou:
- O que é isso, irmão Luiz? E eu disse:
- Eu é que pergunto, você sabe o que é isso? Ele respondeu:
- Parece trabalho de curandeirismo!
Então, queimamos aquela coisa ruim em nome de Jesus.
Se alguém fez alguma coisa contra nós, é porque o Senhor está avançando o Seu Reino e se o Reino é de Deus, nada nem ninguém pode contra Ele! E nem contra nós, pois nosso Protetor é mais poderoso!

“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.”
I João 4:4


Um comentário:

  1. Glória a Deus pelo avanço do Reino de Deus! É um privilégio ter amigos assim dedicados a obra de Jesus! Parabéns também pelo Blog está ficando cada dia mais lindo, espelhando o coração de vocês, pois há maior alegria em dar do que em receber, vocês estão se doando muito e enriquecendo com Deus, tanto a vida de vocês, quanto a de muitas pessoas. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada por acompanhar a nossa jornada aqui em Inhambane - Moçambique.
Que você possa ser abençoado pelo Senhor, pelos Seus feitos aqui.
Ficaremos felizes em ver seu comentário!